Eu senti o frio da história: a mini era do gelo pode estar de volta
Eu senti o frio da história: a mini era do gelo pode estar de volta
Eu não estou apenas falando de um inverno mais rigoroso. Estou falando de uma mudança climática cíclica que a ciência já conhece: o enfraquecimento da atividade solar e a possibilidade real de um novo período de resfriamento global — uma mini era do gelo.
Eu li os dados recentes da NASA e de institutos climáticos europeus. Eles apontam que o Sol está entrando em um dos ciclos mais fracos dos últimos séculos. A última vez que isso aconteceu foi entre 1645 e 1715, no chamado “Mínimo de Maunder”. Naquela época, colheitas fracassaram, rios congelaram e o frio matou milhares na Europa e América do Norte.
Eu vejo os sinais se repetindo. Nevascas fora de época, geadas intensas em países tropicais, queda nas temperaturas médias globais e um comportamento anormal da corrente do Golfo. Cientistas já discutem se estamos presenciando o início de um novo ciclo de resfriamento.
Eu percebo que o debate público está dominado pelo aquecimento global — e com razão. Mas o planeta é complexo. E ciclos de frio também fazem parte da sua história. Ignorar essa possibilidade é um erro.
Eu não estou aqui para criar alarme, mas para propor reflexão. Como o Brasil — um país mal preparado para extremos climáticos — lidaria com safras prejudicadas por geadas recorrentes? Como ficariam as regiões mais pobres diante da elevação no consumo de energia para aquecimento?
Eu acredito que estamos diante de uma encruzilhada climática. E o futuro pode ser mais gelado do que imaginávamos.
Assinado: José Aurélio Massutti
www.jamcorporativo.blogspot.com
Comentários
Postar um comentário