Se um dia precisar: Como pousar um Boeing 747-300 em situação de emergência
SIMULAÇÃO: Passageiro no comando do Boeing 747-300
CENÁRIO:
Piloto e copiloto incapacitados. Você está no assento dianteiro ou teve acesso ao cockpit. A torre de controle está em contato e vai te guiar.
---
ETAPA 1 – Estabilizar o Avião
1. Sente-se no assento do comandante (esquerdo).
2. Coloque o cinto de segurança e headset.
3. Fale no rádio:
> “Mayday, Mayday. This is Boeing 747. The flight crew is incapacitated. I am a passenger. Request vectors and instructions for emergency landing.”
4. Cheque os instrumentos principais:
Horizon Artificial (ADI): Mantenha o avião nivelado (linha do horizonte no meio).
Velocidade: Mantenha entre 250 e 280 nós.
Altitude: Não tente subir ou descer sem instrução.
Manche: Leves toques. Nada brusco.
---
ETAPA 2 – Usar o Piloto Automático (Autopilot)
Painel MCP (Modo de Controle de Voo):
A/P 1: Ativa o piloto automático.
HDG (Heading): Seguir direção definida pelo ATC.
ALT (Altitude): Fixar nível de voo.
SPD (Speed): Controlar velocidade.
Comandos comuns do ATC:
“Maintain heading 270” → no botão HDG, gire até 270.
“Descend to 5,000 feet” → use botão ALT, desça com V/S (vertical speed) de -1000 fpm.
---
ETAPA 3 – Preparar para a Aproximação Final
1. ATC fornecerá curso e altitude.
2. Aproxime-se do aeroporto em linha reta.
3. Ative os Flaps gradualmente:
FLAPS 1 (abaixa um pouco)
Até FLAPS 25 ou 30 para pouso.
4. Trem de pouso (Gear):
Alavanca grande à esquerda, baixe para “Down”.
---
ETAPA 4 – Pouso Manual (Se necessário)
Aponte o nariz levemente para a pista.
Mantenha alinhado com o centro da pista usando toques no manche.
Na aproximação final:
Velocidade: 150–160 nós
Descida suave: -700 fpm
Ao tocar o solo:
Reduza os manetes (throttles) para 0.
Aplique reverse thrust (manetes puxados para cima).
Use os freios automáticos (botão AUTO BRAKE – MAX).
---
ETAPA 5 – Após o Pouso
1. Pare totalmente na pista.
2. Informe:
> “Aircraft stopped. Awaiting assistance.”
Comentários
Postar um comentário