Se um dia precisar: Como pousar um Boeing 747-300 em situação de emergência

SIMULAÇÃO: Passageiro no comando do Boeing 747-300

CENÁRIO:

Piloto e copiloto incapacitados. Você está no assento dianteiro ou teve acesso ao cockpit. A torre de controle está em contato e vai te guiar.


---

ETAPA 1 – Estabilizar o Avião

1. Sente-se no assento do comandante (esquerdo).


2. Coloque o cinto de segurança e headset.


3. Fale no rádio:

> “Mayday, Mayday. This is Boeing 747. The flight crew is incapacitated. I am a passenger. Request vectors and instructions for emergency landing.”




4. Cheque os instrumentos principais:

Horizon Artificial (ADI): Mantenha o avião nivelado (linha do horizonte no meio).

Velocidade: Mantenha entre 250 e 280 nós.

Altitude: Não tente subir ou descer sem instrução.

Manche: Leves toques. Nada brusco.





---

ETAPA 2 – Usar o Piloto Automático (Autopilot)

Painel MCP (Modo de Controle de Voo):

A/P 1: Ativa o piloto automático.

HDG (Heading): Seguir direção definida pelo ATC.

ALT (Altitude): Fixar nível de voo.

SPD (Speed): Controlar velocidade.


Comandos comuns do ATC:

“Maintain heading 270” → no botão HDG, gire até 270.

“Descend to 5,000 feet” → use botão ALT, desça com V/S (vertical speed) de -1000 fpm.



---

ETAPA 3 – Preparar para a Aproximação Final

1. ATC fornecerá curso e altitude.


2. Aproxime-se do aeroporto em linha reta.


3. Ative os Flaps gradualmente:

FLAPS 1 (abaixa um pouco)

Até FLAPS 25 ou 30 para pouso.



4. Trem de pouso (Gear):

Alavanca grande à esquerda, baixe para “Down”.





---

ETAPA 4 – Pouso Manual (Se necessário)

Aponte o nariz levemente para a pista.

Mantenha alinhado com o centro da pista usando toques no manche.

Na aproximação final:

Velocidade: 150–160 nós

Descida suave: -700 fpm


Ao tocar o solo:

Reduza os manetes (throttles) para 0.

Aplique reverse thrust (manetes puxados para cima).

Use os freios automáticos (botão AUTO BRAKE – MAX).




---

ETAPA 5 – Após o Pouso

1. Pare totalmente na pista.


2. Informe:

> “Aircraft stopped. Awaiting assistance.”


Comentários